Menu

terça-feira, 24 de abril de 2012

Informações úteis sobre intercâmbio na Irlanda

Semana passada eu li um post sobre alteração de valor para estudar na Irlanda, essa alteração seria em setembro o valor para comprovação e obtenção do visto estaria mudando de 3 mil euros para 7 mil euros, claro que essa notícia desagrada e muito, pois é uma diferença muito grande.

Procurei me informar, enviei um e-mail para o consulado da Irlanda no Brasil e também entrei em contato com o departamento de visto na Irlanda para saber se realmente estaria havendo essa alteração no valor exigido.

O consulado Irlandes no Brasil me enviou um e-mail com informações interessantes e muito úteis que vou dividir com vocês logo aqui abaixo.

Primeiramente gostaríamos de ressaltar que antes de viajar para a Irlanda para estudar, o estudante deve se assegurar de preencher todos os requisitos descritos no site do INIS - Irish Naturalisation and Immigration Service (site do serviço de imigração irlandês) - sobre procedimentos para entrada de estudantes no país e a documentação exigida: http://www.inis.gov.ie (New Immigration Regime for Full Time non-EEA Students, Guidelines for Language and Non-Degree Programme Students or Guidelines for Degree Programme Students).

 ‘A não apresentação dos documentos de comprovação conforme descrito abaixo no momento de chegada, poderá resultar na entrada recusada na Irlanda.’

De acordo com a lei de imigração em vigor, cidadãos brasileiros portadores de passaporte brasileiro viajando para a Irlanda como turista em um período de até 90 dias, ou estudantes que se registraram em um programa educacional do mesmo período, não necessitam de visto para viajar para a Irlanda. Participamos ainda que na chegada à Irlanda, o turista deverá apresentar-se ao serviço de imigração que é o único órgão autorizado a permitir ou negar a entrada de estrangeiros no país.

Para a segurança de brasileiros viajando para a Irlanda para estudar, sugerimos apresentar no mínimo os seguintes documentos originais para as autoridades de imigração: 

·  certificado de matrícula da escola ou da universidade informando o período de duração do curso;
·  comprovante de pagamento total das taxas do curso e seguro de saúde (Seguros de viagem não serão aceitos. O estudante é obrigado a contratar um Seguro Médico Privado com cobertura de internação em hospital. Para efeitos de imigração, o estudante deverá apresentar cópia da documentação do Seguro Médico com pelo menos uma página de apresentação em inglês informando o pagamento integral do seguro e o nível de cobertura do mesmo);
· comprovante de acomodação, informando onde irá permanecer na Irlanda durante o período do curso (comprovante de reserva em hotel ou carta-convite);
· comprovante de fundos suficientes para se manter durante a estadia no país. Não existe valor prefixado. É necessário fazer um cálculo levando em consideração o estilo de vida da pessoa e o alto custo de vida da Irlanda. Se desejar apresentar cartõessugerimos que o mesmo seja acompanhado de extrato bancário original e atualizado. Para estudantes de inglês o Serviço de Imigração também solicita comprovante de depósito em banco irlandês no valor de 3,000.00 Euros para registro como estudante. Favor verificar junto ao Serviço de Imigração Irlandês sobre possíveis alterações no valor desta taxa. Para que o estudante possa abrir uma conta em banco irlandês e realizar esse depósito, é necessário que o estudante esteja na Irlanda, ou seja, a comprovação de fundos suficientes para se manter é realizada no momento da entrada no país. Após ter a entrada autorizada é que o estudante deve cumprir com as exigências relacionadas ao depósito em banco irlandês;
· comprovante de vínculo com o país de origem (comprovar que precisa retornar ao país de origem);
·  passaporte válido para o período mínimo de 6 meses, a partir do término do curso na Irlanda;
·  passagem de retorno com data marcada (A passagem deve ser de retorno para o país de origem, com data marcada para logo após o término do curso e deve ter como país de saída a Irlanda, independentemente do país de escala. Caso a pessoa pretenda fazer outras viagens após o término do curso para depois então retornar para o país de origem, é importante já ter em mãos as respectivas passagens, inclusive a de saída da Irlanda para logo após o término do curso);
·  para cursos de terceiro grau ou pós-graduação será necessário a comprovação do nível de conhecimento da língua inglesa, para atender completamente ao curso escolhido. Exemplos desta comprovação são os testes de inglês “International English Language Testing System” (IELTS - http://www.ielts.org), TOEFL ou Cambridge.

Sugerimos também que documentos originais em português sejam traduzidos oficialmente para o inglês a fim de ajudar as autoridades irlandesas no momento da entrada.

Vale ressaltar que o estudante não tem direito a dependentes durante o período do curso na Irlanda.

Para informações específicas, sugerimos que entre em contato diretamente com o Serviço de Imigração:

Garda National Immigration Bureau (GNIB).  13/14 Burgh Quay, Dublin 2.  Tel: (00 353 1) 666-9130/01
Site: http://www.garda.ie/  >> Search >> Immigration

INIS - Irish Naturalisation and Immigration Service: http://www.inis.gov.ie.

Permissão de Residência Estudantil e Autorização para Permanecer na Irlanda
Para cursos com mais de 90 dias de duração, é necessário que o estudante se registre junto à Garda National Immigration Bureau (GNIB), no endereço 13-14 Burgh Quay, Dublin 2, ou no Escritório de Imigração na área onde estiver residindo (Site: http://www.garda.ie/). O estudante deve efetuar o pagamento de uma taxa de €150 a cada vez que se registrar. Este registro dá direito a um certificado de registro indicando que o estudante recebeu a autorização da imigração para estudar no país. O registro terá validade de um ano e será renovável anualmente. Caso o estudante não satisfaça os requisitos estabelecidos no novo regime de imigração para estudantes não pertencentes à Área Econômica Européia  (non-EEA) em tempo integral (ver parágrafo 3), o mesmo não receberá a autorização para permanecer na Irlanda como estudante.


Informamos que estudantes em tempo integral que estejam frequentando curso com programa e disciplinas listados no Registro de Cursos do Ministério de Educação e tenham permissão do serviço de imigração, o Garda National Immigration Bureau (GNIB), para ficar na Irlanda durante o período do curso, são autorizados a trabalhar meio-período (20 horas por semana) ou período integral (40 horas por semana) durante as férias escolares.
Estes alunos deverão estar matriculados em um curso de período integral registrado durante um ano acadêmico.

Estudantes que farão um curso preparatório antes de ingressar em curso de período integral não poderão trabalhar até o início deste. A autorização de trabalho cessará quando a permissão para ficar como estudante no país expirar. Trabalho no mercado casual não qualifica extensão da permissão para ficar na Irlanda.

Estudantes que desejarem trabalhar meio-período, deverão estar matriculados em um curso que deverá:
· ser registrado junto ao Ministério de Educação da Irlanda - consulta a lista publicado no site: http://acels.ie;
·   ter duração mínima de 25 semanas;
·  ter no mínimo 15 horas de aulas presenciais semanais, com frequência nas aulas de pelo menos 85%;
·  250 horas mínimas de ensino ao longo da duração do curso;
·   o curso deverá oferecer avaliação do aluno e certificação no final do curso.

Contato da Embaixada e Consulado do Brasil em Dublin:
Block 8, Harcourt Centre: Penthouse 6th floor (Embaixada) and Ground Floor (Consulado)
Charlotte Way, Dublin 2
O horário de atendimento ao público é de 10:00 a.m. até 13:00 p.m.
Tel: (00 21 353 1) 411-0870 / 475-6000 / 416-1202 / 416-1204 (somente entre 15h30 e 17h30)
Fax: (00 21 353 1) 475-1341      -     Tel. de emergência: 00 21 353 (0) 87 981-4403
Setor Consular - Tel. (00 353 1) 411 0873 E-mail: consular.dublin@itamaraty.gov.br

TRABALHO
Questões referentes a trabalho na Irlanda devem ser direcionadas ao Department of Enterprise, Trade and Innovation. Sugerimos que os interessados consultem os sites www.djei.ie e www.citizensinformation.ie para mais informações sobre como obter permissão para trabalhar legalmente na Irlanda.

Links diversos: Dúvidas referente ao sistema de saúde irlandês, sugerimos consultar o site do Ministério da Saúde Irlandês: www.doh.ie e das autoridades de saúde: www.hse.ie > Emigrant Network Advice: www.emigrantnetwork.ie > Link com informações para viajantes para a Irlanda: http://www.dfa.ie/home/index.aspx?id=8783 > Orientações sobre regras referentes à bagagem de mão: http://www.dfa.ie/home/index.aspx?id=27154 > Informações turísticas: www.discoverireland.com/br.

A fiscalização de empresas e agentes com base no Brasil é de responsabilidade das autoridades brasileiras. Diante disso, em caso de fechar pacotes de estudo no exterior através de uma organização/pessoa baseada no Brasil, talvez seja aconselhável verificar se a organização escolhida é idônea e devidamente registrada de acordo com a lei brasileira.




Infelizmente a Embaixada da Irlanda não está envolvida em nenhum programa de incentivo/bolsas de estudo para estudar na Irlanda. Para obter maiores informações sobre bolsas de estudos oferecidas pela Comissão Européia para estudantes da América Latina que desejam estudar na Europa, abaixo indicamos o web-site do Programa Erasmus Mundis: http://ec.europa.eu/erasmus-mundus.

As principais universidades da Irlanda oferecem diversos cursos. Maiores informações no site: www.educationireland.ie Link para pesquisar cursos: http://www.cao.ie/courses.php >> Course Search - by title/keyword.

A partir do momento que o estudante escolher a universidade/curso da sua preferência, deverá entrar em contato diretamente com a universidade para obter informações sobre bolsa de estudos, matrícula e qualquer outra dúvida relacionada à universidade.

Registro dos cursos e instituições, e todas disciplinas, informações em relação ao ano acadêmico, regulamentos e outros aspectos estão disponíveis no sítio eletrônico do Ministério de Educação e Ciência: www.education.ie.

Informações de estudos na Irlanda, favor consultar também os sites:
www.citizensinformation.ie (o qual também disponibiliza informações gerais sobre a Irlanda) ou o site do Conselho Irlandês para alunos estrangeiros (Irish Council for International Students): http://www.icosirl.ie/student_info.php.

Para informações sobre como proceder para que o diploma seja reconhecido na Irlanda, sugerimos que o estudante entre em contato com a Autoridade Nacional de Qualificação - órgão nacional para reconhecimento de qualificação educacional na Irlanda (National Qualification Authority of Ireland): www.nqai.ie.

Esperamos que as informações supracitadas possam lhe ser úteis.

Atenciosamente,


Embaixada da Irlanda - Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela sua opinião !!!